sábado, 25 de julho de 2009

Aprendendo a ler e a escrever


O passo inicial para a criança ingressar no universo letrado ou da escrita. E quando esta começa a rabiscar traços verticais, círculos, traços ondulados contínuos e a fazer desenhos. Depois passa a diferenciar o desenho da escrita reconhecendo as letras e começa a elaborar hipóteses acerca da combinação e distribuição da letras; que não se referem ao seu significado , mas têm relação com o plano gráfico, ou seja como se organizam graficamente e como se orientam para internalizar um texto ou fazer uma leitura.
A criança em seu processo inicial de construção do próprio nome. Ela faz uma leitura de sua escrita com uma segmentação silábica , ou seja esta lê fazendo correspondência de uma sílaba a cada letra escrita. Por exemplo, ao pedirmos uma criança não alfabetizada para que esta escreva seu nome e depois pedimos que leia indicando com o dedo as sílabas grafadas. E ela lê da seguinte forma: “A” (an) “N” (na) “A” . Onde a primeira letra “A” é lida com sucesso, a segunda ela não faz ainda a junção da letra “N” com a letra “A” para formar a sílaba “NA”. Esta “sobra de letra” (N) revela um conflito entre a escrita e sua leitura. E quando a criança passa a diminuir a quantidade de letras rasurando as que sobram , aumentando a emissão oral acrescentando nome e sobre nome tentando corrigir este conflito silábico.
O princípio de quantidade mínima e o princípio de variedade interna de caracteres permitem a criança uma progressiva diferenciação do material escrito. Uma vez que elas elaboram hipóteses sobre a combinação e a distribuição das letras quando começam a diferenciar desenhos de escritas. E distinguem entre textos com poucas letras e textos que “servem para ler”. Rejeitando textos com letras repetidas porque “ são todos iguais”. Indicando um potencial de intencionalidade comunicativa que as ajudam, mesmo sem serem alfabetizadas, a reconhecerem um texto ou compreenderem quais as regras de composição e de distribuição gráfica das letras nos nomes.
Para a criança esse texto escrito, ainda não tem o mesmo significado que para o adulto. Mas elas já distinguem para que serve determinado texto pela característica simbólica ou gráfica não linguística. Quando apresentamos um texto com palavras repetidas e outro com várias linhas escritas por diversas palavras. Elas indicam o segundo escrito como que serve para ler e o primeiro pelo seu potencial de intencionalidade comunicativa.
Os pequeninos atribuem os substantivos e nomes próprios ao que está escrito. Diferenciando do desenho que representa objetos das letras que representam o nome do objeto ou hipótese de nome. A partir dos dois anos elas diferenciam entre nomes comuns e nomes próprios acrescentando ou não artigos a estes nomes. Quando se pergunta a criança sobre determinado objeto, por exemplo uma boneca com nome de Tina: - O que é isso? E ela responde : - uma tina. E quando perguntadas; - O que diz aqui? Estas falam: -Tina . Demonstrando desde muito pequenas , poderem usar mudanças sintáticas para criar hipóteses sobre o significado de palavras e fazer a diferença entre um nome substantivo comum e um nome próprio.
Sua leitura é mais uma interpretação elaborada a partir do que está escrito. Quando um adulto lê a frase “O menino come chocolate “ e lhes perguntam: -Esta escrito menino? As crianças respondem que sim . Porém se perguntarem: -O que mais está escrito. Geralmente costumam dizer chocolate. Após localizarem um ou mais substantivos na frase. Elas conseguem “ler” toda a oração até serem capazes de atribuir e localizar todas as partes da oração escrita.
Analisando o sentido literal do texto através da distinção entre o “dizer” e o “querer dizer” as crianças pré-alfabetizadas consideram frases ou expressões com mesma forma gramatical ou parecidas como idênticas; já as alfabetizadas consideram idênticas uma repetição escrita. Para a criança pequena o mesmo significado representa como o mesmo independentemente de ter a mesma forma.
Ao tentar escrever a criança busca encontrar as unidades sonoras que correspondam os enunciados orais. Repetindo várias vezes e internamente ela vai descobrindo as sílabas. A segmentação silábica indica um avanço na etapa de escrita pré-silábica para uma escrita silábica. Pois estas começam a trabalhar mentalmente com a questão do sons até compreenderem que as letras remetem ás partes da palavra, ou seja das sílabas. O som das vogais são os primeiros a serem reconhecidos pelos pequenos depois passam a reconhecerem os das consoantes. A idéia que elas tem da palavra escrita se modifica ao serem alfabetizadas.
A leitura e a escrita não são somente matérias de escola; elas fazem parte do nosso contexto diário. As crianças não esperam ir á instituição escolar para começar a apreender a ler e escrever,pois estas já no seu meio social iniciam este processo. Observando como o adulto a sua volta fala e se porta em relação a leitura de livros e como redigem gêneros textuais . Sendo de suma importância o ambiente familiar ser rico em experiências de leitura. E a postura da escola com seus alunos em processo de alfabetização precisa mudar para saber oferecer atividades e materiais que respeitem as experiências e as hipóteses trazidas pelas crianças . Numa forma de respeitar e valorizar o conhecimento da escrita do alfabetizando.
Fonte :
TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

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