segunda-feira, 27 de julho de 2009

Considerações Finais



O portfólio como um instrumento de aprendizagem para aquisição de conhecimentos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I foi uma boa forma de sistematizar aprendizado e práticas. No início foi difícil me adaptar á essa nova ferramenta de estudo; pois acreditava , em minha ignorância, somente ser possível o blog para finalidades de entretenimento juvenis. Passado as surpresas, iniciei minhas reflexões buscando juntar a teoria com a prática. Confesso que á princípio achei muito complicado e difícil, pois senti falta de ter uma experiência no universo escolar mais profunda do qual pudesse me basear para este intento. Comparando ou confrontando a prática com a teoria nos processos iniciais de uma alfabetização das quais as crianças vivenciam. O que dificultou um pouco na hora de criar uma atividade para crianças em idades pré-escolar. Imaginar como deveria ser a prática em alfabetizar também, me fizeram refletir da importância que deve se ter com o alfabetizando e com o alfabetizador em que muitas das vezes etá mal preparado para exercer esta função na escola. E o outro não é valorizado pela instituição escolar que dá pouco atenção para esta questão e outras tais como a valorização do saber trago pelos alunos, do seu meio social, para dentro da escola.
A questão de exercitar novas práticas docentes no âmbito de novas tecnologias foi ótimo para meu aprendizado como futuro profissional de educação. A utilização de vídeos e áudio ficou prejudicado em meu blog por não ter uma conexão com a internet que me favorecesse a e ter condições de incrementar minha pagina. Mesmo assim, pretendo mesmo a disciplina se encerrando nos próximos dias a continuar a tentar melhorar a qualidade visual do meu portfólio. Nas produções a partir dos textos discutidos em sala de de aula. Procurei construir reflexões norteadas pelas temáticas trazidas pelos autores dos textos acerca de problemas cognitivos na construção da escrita e da linguagem; novas perspectivas sociolingüística crítica para se alfabetizar; e questões pautadas pelo professor como: pesquisar a diferença de gêneros textuais e tipologia textual, criar uma atividade dirigida ao público infantil de 0 a 5, e uma reflexão sobre uma atividade proposta em sala de aula de se avaliar alguns trabalhos feitos por nossos colegas de turma. A socialização me ajudou a auto- avaliar para buscar soluções para deficit em alguns requisitos, tais como: sistematizar melhor os textos postados, vivenciar a avaliação formativa na teoria e prática e manusear as múltiplas ferramentas tecnologicas.
Todas essas reflexões foram postadas buscando se adequar as normas cultas da nossa língua; respeitar os prazos (quinzenal,semanal) estabelecidos pelo docente; e o cumprimento dos propósitos específicos e gerais. Na medida em que se estabeleceu um entendimento como deveria ser utilizado o blog e até de sua criação. Iniciou a construção lenta á priori devido ao estado semi-analfabético eletrônico que me encontrava, atrasei as minhas primeiras postagens. A finalidade a que se destina este portfólio caminhou para seu intento. Uma vez que o conhecimento adquirido pelos textos somado aos debates em sala de aula contribuíram para o enriquecimento do meu entendimento sobre ao processo inicial de escrita e linguagem na alfabetização. E da necessidade de se trabalhar melhor esta questão nas escolas , além e claro da valorização do profissional desta área com um salário que o permita ficar fixo em apenas uma instituição de ensino dedicando- se apenas uma classe. Para isto é importante que haja o reconhecimento deste alfabetizador pelos Órgãos Governamentais competentes e suas políticas públicas educacionais voltadas a sanarem este descaso para com estes professores que merecem consideração e melhores condições de trabalho. A metodologia devesse melhorá-la para que haja um aproveitamento dos saberes lingüísticos e sociais do aluno, além de saber identificar os níveis alfabéticos se encontrem para ajudá-los com sucesso ao seu ingresso ao mundo letrado e escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário