quarta-feira, 20 de maio de 2009

Recontando uma história

Parte I
Uma boa prática para desenvolver um bom aprendizado na leitura e escrita nas séries iniciais em processo de alfabetização. Contar histórias por meio de marionetes e insentivar os alunos a criarem ,também a sua própria história narrando oralmente e depois escrevendo no papel ou cartolina aquela que mais lhe agradou.


Esta atividade pedagógica tem por objetivo desenvolver as habilidades linguísticas e cognitivas ao pedir que a criança narre oralmente a sua obra e depois exercitando a memorarização dos fatos narrados pelos colegas por meio da escrita, além de trabalhar a interpretação daquilo que ela ouviu, gostou e transcreveu para o texto onde será trabalhado numa segunda parte a relação som e grafia.


Parte II
Em outra aula o professor (a) irá tazer o material produzido pelos alunos para que sejam lidos pausadamente ao mesmo tempo que são escritos no quadro, para que eles possam ouvir o som e a forma como esta sendo grafada suas próprias palavras redigidas do seu textos.


Esta atividade tem por objetivo sistematizar o aprendizado da leitura e da escrita , quando o professor lê os textos dos alunos de maneira correta e pausadamente para trabalhar a leitura e a escrita dos mesmos; além de trabalhar com formação de novas palavras e sílabas a partir do texto redigido por eles e ajudar na identificação de sílabas iguais a partir dos sons. E outras deficiências encontradas no aprendizado da escrita e leitura daquela turma, corrigindo-os.

2 comentários:

  1. Anderson, as atividades são interessantes, entretanto, tenho algumas observações a fazer:
    1. as atividades devem ser voltadas para alunos da faixa etária de 3 a 5 anos. Assim, as habilidades de escrita ainda não estão plenamente desenvolvidas para a realização da atividade 1.
    2. procure ser mais detalhista na descrição das atividades: como serão desenvolvidas (início, meio e fim), que materiais serão necessários, etc. Se possível, coloque ilustrações para que possamos visualizar melhor.
    3. indique quais são os objetivos (do texto "Processos iniciais de leitura e escrita") para cada atividade e justifique por que as atividades levarão ao alcance dos objetivos.

    Se houver dúvida, entre em contato.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Anderson, faltam ainda algumas atividades... Procure manter seu blog atualizado...

    ResponderExcluir